Prevenção da Osteoporose: A Dose Ideal


Sol em excesso ou proteção exagerada; pouco leite na alimentação; alto consumo de refrigerantes; falta de exercícios físicos; consumo reduzido de frutas e legumes; abuso na ingestão de complexos vitamínicos. Afinal, porque não é possível chegar a uma dose ideal e equilibrar a saúde? O resultado de simples hábitos é uma melhor qualidade de vida e a prevenção de diversas doenças, entre elas a osteoporose. Informação; atividade física; boa alimentação, rica em cálcio; e exposição ao sol são alguns dos itens que podem garantir seus ossos por toda a vida.

Informação é Fundamental

Um bom ponto de partida para encontrar esse equilíbrio é entender melhor a parte óssea do nosso corpo.

O osso, além de promover sustentação ao nosso organismo, é a fonte de cálcio, necessária para a execução de diversas funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura viva que está sendo sempre renovada. Essa remodelação acontece diariamente em todo o esqueleto, durante a vida inteira. Quando o corpo precisa de mais cálcio, as células vão até o osso e retiram o que é necessário.  Por isso, o esqueleto está sempre mudando, sendo renovado e se fortalecendo no adulto jovem, mantendo a massa óssea estável.

A osteoporose é o desequilíbrio desse processo, onde a remodelação não consegue acompanhar a velocidade da absorção, deixando o osso frágil. A destruição supera a reconstrução. Se uma quantidade suficiente de cálcio for armazenada ao longo da vida, essa perda será superada. Trata-se de uma epidemia silenciosa que acomete principalmente os idosos, ocasião em que o organismo passa a perder cálcio.

Vilão na Alimentação

Acumular cálcio nos ossos é uma das formas de prevenção da osteoporose. Se desde a infância, a criança tiver uma alimentação rica desse mineral será um passo importante para evitar problemas no futuro. Porém há algum tempo, especialistas vêm observando uma mudança perigosa na alimentação dos jovens. Atualmente os grandes vilões são o refrigerante principalmente os a base de cola. É fundamental corrigir hábitos alimentares, estimulando a ingestão de leite e derivados na infância. Isso aumenta o pico de massa óssea, possibilitando um armazenamento para a vida adulta.

Sol na Medida Certa

Não é à toa que as mães passeiam com seus bebês pela manhã para tomar sol. Ele é uma das principais fontes de vitamina D do organismo e um dos itens importantes para a prevenção da osteoporose. Um tema que vem chamando atenção de especialistas no mundo inteiro é o excesso de proteção, com a utilização dos bloqueadores solares. Contudo isso não é o fator mais preocupante no Brasil. Com temperaturas amenas e clima tropical em quase todo o país, só o caminhar na rua já expõe a pele aos raios solares que serão sintetizados em vitamina D.

A Importância da Atividade Física

Os trabalhos mostram que a força do músculo sobre o osso causa microtraumas. É como se ao fazer uma atividade de impacto ocorressem microfraturas no esqueleto. O exercício faz pressão sobre as células dos ossos, que vai ativar as atividades de remodelação. O exercício de impacto estimula esse processo. Se o indivíduo não faz atividade na infância ou adolescência também não formará um bom pico de massa óssea, porque não estimula essa atividade no organismo. Manter-se ativo é a melhor opção, sempre adequando a idade ao exercício.

Vitamina D

É muito importante manter os níveis adequados de vitamina D no sangue, pois quando se encontram baixos passam a representar um risco para fraturas, independente da osteoporose, pois afeta diretamente a mineralização óssea, a força muscular e o equilíbrio.

Sendo assim, a prevenção da osteoporose deveria começar com o pediatra, pois é importante formar uma boa reserva de osso, para que ao chegar na fase de perda isso não se transforme em risco. Os adolescentes e crianças que não têm uma boa alimentação, acabam acumulando pouca massa óssea, iniciando a perda em um patamar mais baixo, o que será muito prejudicial.

Mudar hábitos e adotar um estilo de vida saudável é um investimento para o futuro. Afinal muitas pessoas não fazem aplicações financeiras, visando a aposentadoria, porque não para a saúde também?

 

Jaína Cruz – Nutricionista New Labs Vita

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia


Instagram

Onde
Encontrar

Encontre um revendedor

A New Labs sempre tem um revendedor perto de você

Utilize nosso buscador para encontrar a loja mais próxima de você:

Clique aqui e confira



Quer ter nossos produtos em seu estabelecimento?

Temos um canal exclusivo para você.

Seja um parceiro New Labs e trabalhe com a linha de produtos que é referência no mercado em conceitos de nutrição e suplementação.

Clique aqui e cadastre-se