A dieta vegetariana está ganhando novos adeptos, seja pela busca de uma alimentação saudável ou devido a uma nova filosofia de vida. Mas será que essa dieta realmente é benéfica para a saúde ou pode trazer malefícios? O que consiste esse tipo de alimentação?
Além da perda de peso, a dieta vegetariana pode ajudar a alcançar outros benefícios para o corpo, como cardiovasculares, controle de diabetes e gerenciamento da diabetes. Basicamente, trata-se de uma dieta onde se elimina o consumo de carnes e cria-se uma nova adaptação no estilo de vida vegetariano.
Grande parte dos brasileiros são acostumados a comer carne diariamente em sua dieta regular de proteínas. Portanto, deixar de utilizar carne no cardápio é uma tarefa difícil. A dieta vegetariana retira do cardápio o consumo da carne, mas aproveita outros benefícios de uma alimentação de verdade, com baixo teor de gordura e sódio. Nesse caso, o único alimento cortado desse tipo de dieta é a carne: carne bovina, suína e aves.
A dieta vegetariana tem como objetivo ser uma mudança de estilo de vida. A dieta vegetariana tende a conter grandes quantidades de vitaminas, minerais, fibras e plantas saudáveis compostos. Além do mais, contém uma grande quantidade de alimentos nutrientes densos. Estes podem incluir frutas, legumes e castanhas.
Por outro lado, as dietas vegetarianas mal planejadas podem resultar em baixas ingestões de alguns nutrientes, particularmente ferro, cálcio, zinco, vitamina D e principalmente Vitamina B12 e proteínas.
Uma dieta vegetariana bem planejada e feita com acompanhamento de um profissional Nutricionista ou Médico pode fornecer todos os nutrientes que você precisa. Visto que certos alimentos vegetais contêm proteína. E dietas com maior teor proteico podem promover a força muscular, saciedade e perda de peso
Confira alguns alimentos que contém uma quantidade significativa de proteína por porção:
Com 18 gramas de proteína por copo cozido (240 ml), as lentilhas são uma boa fonte de proteína.
Ele contém cerca de 15 gramas de proteína por copo cozido (240 ml), e são excelentes fontes de carboidratos complexos, fibras, ferro, fósforo, potássio, manganês e vários compostos de plantas benéficas
As ervilhas de verdade (frescas) contém 9 gramas da proteína por copo cozido (240 ml), que é ligeiramente mais do que um copo do leite. Além disso, uma porção de ervilhas verdes cobre mais de 25% de suas necessidades diárias de fibra, vitamina A, C, K, tiamina, folato e manganês. Ervilhas verdes também são uma boa fonte de ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e várias outras vitaminas do complexo B
As sementes de chia merecem lugar nessa lista. Com 6 gramas de proteína e 13 gramas de fibra por 35 gramas. Essas pequenas sementes contêm uma boa quantidade de ferro, cálcio, selênio e magnésio, bem como ácidos graxos omega-3, antioxidantes e outros compostos benéficos de plantas
Dietas restritivas podem ser perigosas. Por mais que outros alimentos também contenham proteína, a quantidade é pequena comparada com as carnes. No entanto, se você quer seguir a dieta vegetariana por princípios ou qualquer aversão à carne, procure orientação nutricional ou médica para que não falte nenhum nutriente na sua alimentação.
A New Labs sempre tem um revendedor perto de você
Utilize nosso buscador para encontrar a loja mais próxima de você:
Temos um canal exclusivo para você.
Seja um parceiro New Labs e trabalhe com a linha de produtos que é referência no mercado em conceitos de nutrição e suplementação.
2017 © new labs vita - Todos os direitos reservados